A Vila

A Antiga Vila de Itaúnas, formada no século XVIII por portugueses, espanhóis, índios e negros quilombolas, foi soterrada entre as décadas de 40 e 70 por dunas de até 40 metros de altura forçando seus antigos habitantes a se mudarem para a margem direita do rio itaúnas. Hoje, as dunas são a maior atração turística da região.

Pelo seu valor paisagístico histórico e arqueológico foram tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura em 1986. A nova Vila de pescadores – canoeiros é simples, suas ruas são de terra e muitas delas gramadas. Possui 1.200 moradores, zelosos por suas tradições que trazem saberes, histórias e lendas, como as que procuram explicar o surgimento das Dunas.

Entre os atrativos culturais, destacam-se: o Jongo, o Alardo, o Ticumbi de São Benedito (que acontece nos dias 19 e 20 de janeiro), as tradicionais roças com suas farinheiras, os próprios pescadores e o tradicional forró-pé-de-serra.

Na segunda quinzena de julho, o forró alcança seu ponto alto com a realização do Festival Nacional Forró de Itaúnas.

<< PAG Anterior [button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/a-vila/" color="orange" target="" ]01[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/a-vila-2/" color="orange" target="" ]02[/button] Próxima PAG>>