Folclore

ft_10O FOLCLORE DA VILA DE ITAÚNAS
As manifestações folclóricas revelam a alma do povo, sua sabedoria, sua forma de pensar, sentir e agir, representados e transmitidos através de gerações espontaneamente, mantendo viva a cultura popular.Das manifestações comuns em Itaúnas, destacam-se:

REIS DE BOIS
O Reis de Bois é uma brincadeira de origem européia e medieval, feita dentro do ciclo natalino em homenagem aos Santos Reis. Esse reisado é dividido em duas partes: uma louvação aos Santos Reis e a apresentação da morte e ressurreição do Boi. Nesta última, o vaqueiro vende ao “Dono da Casa” as figuras, personagens como o boi, a lopa, o lobisomem e a Catirina. Com o andamento das coreografias os bichos e o boi avançam sobre os auxiliares. As músicas são acompanhadas por sanfonas e pandeiros.

TICUMBI
Festa religiosa em louvor a São Benedito. É um teatro popular onde se dramatizam , através de cantos, danças, embaixadas e cenas de guerras, os conflitos entre o Rei de Bamba e o Rei de Congo pela preferência de louvor a São Benedito. Há embaixadas com sátiras e comentários chulos. A música é primitiva sendo usados para a festa, viola e pandeiros. A coreografia é riquíssima e traja capacete recoberto com pano azul, enfeitado de flores e fitas coloridas, uma bata rendada com mangas compridas e punhos de renda, calça e sapatos brancos.

ALARDO DE SÃO SEBASTIÃO DE ITAÚNAS
Folguedo de origem ibérica, o Alardo é um auto dramático onde se representam as lutas entre cristãos e mouros. Durante dois dias, os brincantes realizam embaixadas e escaramuças de guerra pela posse da imagem de São Sebastião, o padroeiro da festa. Ao final do festejo, os mouros infiéis são derrotados e submetidos ao batismo cristão.