Parque Estadual

ft_09O Parque
O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) foi criado em 1991 para preservar ecossistemas da Mata Atlântica, como a restinga, a mata de tabuleiro, o manguezal e o complexo de alagados, sendo este último um dos maiores do Estado.

Além de proteger áreas importantes para reprodução de tartarugas marinhas, que desovam em todo seu litoral, o Parque possui praias desertas, dunas, rio, muitas histórias e manifestações culturais da comunidade local. Este cenário torna o PEI, em conjunto com a Vila de Itaúnas, um lugar de beleza única no Brasil.

O PEI é administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e aqui são desenvolvidas atividades como: educação ambiental, fiscalização, ecoturismo, pesquisa e monitoramento ambiental. Estas atividades contribuem para a preservação dos recursos naturais e várias delas contam com o envolvimento das comunidades que vivem no entorno.

Histórico
Há aproximadamente 500 anos, quando índios e portugueses encontraram-se pela primeira vez na região do Rio Itaúnas, as dunas já existiam como formação predominante na costa norte capixaba. Durante séculos, essas formações se mantiveram estáveis por ali.

<< PAG Anterior [button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque01" color="orange" target="" ]01[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque02" color="orange" target="" ]02[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque03" color="orange" target="" ]03[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque04" color="orange" target="" ]04[/button][button to="#" color="orange" target="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque05" ]05[/button] Próxima PAG>>