Parque Estadual

Relatos históricos dão conta de que, entre os anos 30 e 40, o uso indiscriminado dos recursos florestais da restinga, associado aos fortes ventos na região, provocaram o desaparecimento da antiga Vila. Isso se explica porque a vegetação auxiliava a fixação das dunas e sem este recurso, as dunas foram se deslocando, acabando por soterrar a antiga vila. Então, os moradores formaram uma nova vila na margem direita do rio itaúnas, onde encontram-se desde a década de 70.

Um ano após sua criação, o PEI foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, integrando a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Biodiversidade
Nos ecossistemas protegidos pelo Parque é possível encontrar grande diversidade de animais: tatu, paca, capivara, veado, cachorro-do-mato, bicho-preguiça, jaguatirica, lontra, jacaré-de-papo-amarelo, lagartos e várias espécies de aves e peixes. Algumas dessas espécies correm risco de extinção.

Estrutura
O Parque conta com uma sede administrativa, ecoloja, auditório, biblioteca e Centro de Visitantes com exposição sobre arqueologia local e o Projeto Tamar.

Existem trilhas sinalizadas para visitação e que também representam atrativos do PEI. São elas: Buraco do Bicho, Pescador, Alméscar, Dunas e Tamandaré, que permitem uma caminhada em meio à restinga e alagados.
Monitores e condutores ambientais estão disponíveis para atendimento aos visitantes e condução de trilhas.

Há ainda programas específicos para atendimento de excursões turísticas e grupos escolares, com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e informações sobre a Vila de Itaúnas e o Parque.

<< PAG Anterior [button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque01" color="orange" target="" ]01[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque02" color="orange" target="" ]02[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque03" color="orange" target="" ]03[/button][button to="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque04" color="orange" target="" ]04[/button][button to="#" color="orange" target="http://www.pousadapargos.com.br/itaunas/parque05" ]05[/button] Próxima PAG>>