Praias

Para chegar a praia de Itaúnas é necessário atravessar a pé as dunas.

Lá de cima, somos presenteados com a vista do alagado de um lado, o mar de outro, a pequena vila de pescadores em meio a muito verde e ainda o rio Itaúnas.

A praia estende-se por 28 km, iniciando-se na foz natural do rio Itaúnas e seguindo até o Riacho Doce, na divisa dos estados do Espírito Santo e Bahia. Além dos 3 km onde se encontram os quiosques e o ancoradouro das canoas, só praia limpa e deserta onde desovam quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil.A praia de areias finas e água morna, nas marés baixas, formam pequenas piscinas de águas salgadas que fazem a felicidade de crianças e adultos.

Ali se reúnem adeptos da pratica de kaitsurf, surf, futebol de areia ou frescobol.
É considerada uma das dez praias mais bonitas do país.

Riacho Doce é um verdadeiro paraíso! Seu nome vem do pequeno córrego de água doce e escura que deságua no mar.

A praia de Riacho Doce ficou em segundo lugar na promoção “Praia deserta mais bonita do Brasil”, realizada pelo site Viaje Aqui, em parceria com a revista Viagem e Turismo e o Guia Quatro Rodas.

O acesso à praia do Riacho Doce pode ser pela estrada cortando florestas de eucalipto, distância de 17 quilômetros ou 9 quilômetros pela praia.

O Riacho Doce faz a divisa entre os estados do Espírito Santo e a Bahia.

As praias situadas após o Riacho Doce, já no estado da Bahia, possuem um melhor acesso por Itaúnas. Por esse motivo a maioria de seus visitantes é o turista vindo de Itaúnas. Para quem vem do norte, ao chegar à cidade de Mucuri, o roteiro litorâneo da BA 698 é interrompido pela inexistência de ponte no rio Mucuri e é direcionado a BR 101 para seguir ao sul.

Partindo de Itaúnas e após o Riacho Doce, as próximas praias são:Lençóis, Praia 2, Costa Dourada, Coqueiral, Praia do Sossego e Jesuel, num cenário que reúne falésias, manguezais, recifes e riachos. As praias de LENÇÓIS e PRAIA DOIS, com falésias, recifes e riachos, são praias desertas e belíssimas.

É de águas calmas e transparentes que formam piscinas devido a existência de recifes. Abriga falésias de cor vermelha e a areia dourada que emprestam um colorido especial á paisagem, principalmente ao nascer e ao pôr-do-sol, justificando o nome dado à praia. Nesse trecho do litoral as falésias alcançam mais de 15 metros de altura e integram a APA Municipal Costa Dourada.

Dispõe de infra-estrutura, com quiosques, restaurantes e pousadas. Destaque para a Barraca do Cláudio que leva o nome do proprietário que pesca o peixe usado pela sua esposa Graça na elaboração de deliciosos pratos.

A 30 quilômetros da vila de Itaúnas o acesso se dá por meio de florestas de eucalipto.

Junto à foz do rio das ostras, há recifes e uma imensa falésia, é um cenário paradisíaco. Possui bar e restaurante e está a 32 quilômetros de Itaúnas.

Tem acesso por uma extensa passarela de madeira sobre o rio. O visitante primeiro chega a uma vilazinha de pescadores onde deixa o carro, atravessa a passarela e chega à praia deserta. Fica a 36 quilômetros de Itaúnas.